23 de novembro de 2017

Cozinha viajante: Bolo integral de banana com granola

Crédito da foto: Feito com amor | Receita: Feito com amor


Umas das receitas de bolo integral que mais faço é essa aqui. Um bolo com base de banana e super rico em ingredientes do bem. A granola eu faço em casa e sempre vario os ingredientes. O que vale é retirar as frutas secas antes de levar o bolo ao forno para evitar que elas fiquem queimadinhas. Depois do bolo assado é só colocar por cima novamente e servir com uma xícara de café quentinho.






Bolo integral de banana com granola
(xic chá de 240ml)

3 bananas médias bem maduras 
3 ovos inteiros

½ xíc chá de óleo de coco

½ xíc chá de uvas-passas brancas ou pretas
2 colheres chá de mel (opcional) *

1 ½ xíc chá de amaranto em flocos **

½ xíc chá de farinha de aveia em flocos finos
1 pitada de sal
1 colher sopa de fermento em pó
2 colheres sopa de chocolate 80% cacau picadinho

½ xíc chá de granola 


* eu só uso o mel da Mbee que é o melhor da vida 

** caso não encontre amaranto use aveia

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180 graus.

Corte um pedaço de papel manteiga e forre o fundo e as laterais de uma forma de bolo inglês de aprox. 30x15 cm. Deixe sobrar o papel nas laterais para servir de alça no momento de retirar da forma.

Coloque a granola em uma vasilha e retire todas as frutas secas. Elas não devem ir ao forno junto com a massa, pois ficarão queimadinhas - o que a gente não quer! 


No liquidificador bata as bananas, os ovos, o óleo, as uvas-passas e o mel. Acrescente o amaranto, a aveia, o sal e bata mais um pouco. Fica uma massa grossinha, então desligue o liquidificador no meio do processo e mexa com uma espátula para não sobrecarregar demais o seu equipamento.

Vire a massa em uma vasilha e coloque o fermento em pó. Misture bem e acrescente o chocolate picado. Verta a massa na forma e cubra com a granola. Leve ao forno coberto com uma folha de papel manteiga para evitar que a granola escureça demais. Asse por aprox. 30 min. Desenforme o bolo e coloque por cima as frutas secas retiradas da granola.



O conteúdo deste post foi decidido por Vivian Dornelles, autora do Blog dicas de Viagem, tendo como critério a relevância do assunto para os leitores do blog, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebi qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto.

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search