12 de outubro de 2017

Cozinha viajante: Papillote de Salmon

Crédito da foto: Passagem gastronômica | Receita: Passagem gastronômica

Ingredientes para 2 pessoas:
– 2 filés de salmão sem pele de cerca 150 g cada
–  1 cenoura cortada em bastões finos
– ½ cebola cortada em cubinhos pequenos
– 4 tomates cerejas cortados ao meio
– 60 ml de vinho branco
– sal, pimento e azeite a gosto
Preparo:
– Aqueça uma frigideira com um fio de azeite. Quando esquentar coloque a cebola e assim que estiver macia adicione 20 ml do vinho (que equivale a um pouquinho a mais do que uma colher de sopa. Mas não precisa se preocupar em ser exato). Assim que reduzir bastante o vinho, retire e coloque na geladeira para que esfrie mais rápido.
– Algumas vezes quando compro o salmão ele possui uma coloração marrom na parte onde estava a pele. O ideal é retirar essa “carne” marrom que possui essa coloração por ser uma área com alta concentração de sangue, o que acaba deixando o peixe com um gosto mais forte. Em seguida tempere o salmão com sal e pimenta em ambos os lados.
– Agora é hora de fazer o papillote. Usando uma folha de papel manteiga corte um círculo bem grande e dobre ao meio obtendo um formato de meio círculo. Próximo a dobradura faça uma cama para receber o salmão, colocando primeiro um fio de azeite, a cebola refogada e por cima os bastões de cenoura e depois o salmão. Coloque alguns tomates ao lado e regue com um fio de azeite por cima. Lembrando que você tem que dividir os componentes entre dois papillotes, sendo que cada um deve ser preparado com um círculo de papel manteiga.
 
– Para fechar o papillote faça pequenos triângulos por todo o redor apertando bem e deixando apenas um buraquinho no final. Para quem ficou com dúvida sobre como fechar, vale checar esse vídeo bem detalhado no youtube.
– O buraquinho que sobrou é para colocar o vinho, que só deve ser colocado antes de ir ao forno. Se está preparando com antecedência leve o papillote à geladeira e mais tarde quando for por no forno adicione 20 ml de vinho em cada papillote e em seguida dobre o final para que o líquido não escape.
– Coloque os papillotes em uma forma e leve ao forno preaquecido à 200°C por cerca de 12 minutos. Em geral, o peixe costuma estar pronto quando o papillote fica cheio de ar.
– Fiquem à vontade para colocar os temperos, ervas e legumes que mais gostarem!

O conteúdo deste post foi decidido por Vivian Dornelles, autora do Blog dicas de Viagem, tendo como critério a relevância do assunto para os leitores do blog, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebi qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto.

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search