19 de outubro de 2017

Cozinha viajante: Lasanha de Berinjela com lingüiça e espinafre

Crédito da foto: Passagem gastronômica | Receita: Passagem gastronômica

Ingredientes:

500 ml de molho de tomate
200 g de espinafre
2 berinjelas
1 dente de alho espremido
1 bola de mussarela de búfala em fatias
3 linguiças
azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
noz-moscada ralada
parmesão para ralar

Modo de preparo:
Corte a berinjela em fatias finas. Coloque todas em uma vasilha e tempere com sal, pimenta e um pouco de azeite. Espalhe as berinjelas em uma forma forrada com papel manteiga e asse em um forno preaquecido à 180C por cerca de 5-10 minutos ou até que elas comecem a amolecer. Reserve. Se quiser fazer essa etapa na frigideira não tem problema, eu só faço na forma porque acho mais prático.




Em uma frigideira coloque cerca de uma colher de azeite e o dente de alho espremido. Quando o alho começar a dourar acrescente o espinafre, sal, pimenta e uma pitada de noz moscada ralada. Mexa e cozinhe até o espinafre murchar e estiver um verde mais vivo. Se sua frigideira for pequena faça essa etapa em duas levas para que as folhas cozinhem uniformemente. Retire da frigideira e quando esfriar o suficiente para manusear esprema o espinafre pra retirar o excesso de água. 

Retire a "pele"(tripa) da linguiça e coloque seu interior na mesma frigideira que usou para o espinafre. Deixe fritar por alguns minutos até que esteja bem dourado. Enquanto cozinha vá quebrando os pedaços com uma colher para que ela fique soltinha, parecida com carne moída. Reserve.

Chegou a hora de começar a montar a lasanha. Essa etapa você pode montar da forma como preferir, mas a idéia é alternar as camadas de berinjela com os outros ingredientes e o molho de tomate. Usei cada ingrediente separadamente, então fiz uma camada só com linguiça, uma só com espinafre e outra só com o queijo, sempre colocando molho e a berinjela. Mas você pode misturar os três ingredientes em cada camada ou como achar melhor. Só lembrando que é sempre bom começar com um pouco de molho de tomate e finalizar com o molho.






Rale o queijo parmesão por cima e leve para o forno preaquecido à 180C por cerca de 10-15 minutos ou até que o molho comece a borbulhar. Se você tiver convidados, pode fazer a lasanha umas horas antes, deixar na geladeira e esquentar quando eles chegarem.



O conteúdo deste post foi decidido por Vivian Dornelles, autora do Blog dicas de Viagem, tendo como critério a relevância do assunto para os leitores do blog, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebi qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto.

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search