21 de setembro de 2017

Cozinha viajante: Torta de maçã com caramelo

Crédito da foto: Passagem gastronômica | Receita: Passagem gastronômica

INGREDIENTES

Para a Massa:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal refinado
16 colheres de sopa de manteiga sem sal (cerca de 224g) gelada em cubos
4 a 10 colheres de sopa de água gelada (coloque alguns cubos de gelo numa vasilha com água)

Para as Maçãs:
8 maçãs cortadas em cubos grandes (cerca de 800 g)
1/4 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 colher de chá de canela em pó
1/8 colher de chá de noz-moscada ralada
1/8 colher de chá cravo em pó
1 colher de sopa de limão espremido
1 1/2 colher sopa de amido de milho

Para o Caramelo:
3/4 xícara de chá de açúcar mascavo
1/6 xícara de chá glucose ou xarope de milho
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 pitada generosa de sal
1/4 xícara de chá de creme de leite fresco

PREPARO
Coloque a farinha e o sal em um processador e pulse algumas vezes. Adicione a manteiga e pulse até que ela fique em pedaços do tamanho de feijão fava. Vá adicionando as colheres de água uma a uma, pulsando o processador entre elas, até que que comece a formar uma massa (tomando cuidado para não processar demais). Coloque a massa na bancada e amasse até incorporar toda a farinha. Divida em duas partes, achate e enrole em plástico filme. Deixe na geladeira por no mínimo 3 horas.



Enquanto isso prepare o recheio. Coloque metade das maçãs em uma panela, o açúcar, a canela, a noz-moscada, o cravo e o limão espremido. Mexa, tampe e deixe em fogo médio. Cozinhe por cerca de 7 minutos e adicione o resto das maçãs. Cozinhe por mais 7 minutos ou até que as maçãs estejam começando a amolecer mas ainda com resistência. Desligue o fogo e adicione o amido de milho. Deixe esfriar.
Para fazer o caramelo coloque em uma panela em fogo médio o açúcar, a glucose, a manteiga e o sal. Mexa pelos primeiros dois minutos e depois deixe cozinhar até estar borbulhando vigorosamente. Desligue o fogo e adicione metade do creme de leite (cuidado porque ele espirra bastante), mexa e adicione o restante do creme de leite. Mexa e deixe esfriar. Combine 3/4 do caramelo com as maçãs e reserve o restante para servir com a torta.




Preaqueça o forno a 190C. Retire uma das metades da massa da geladeira e coloque sobre a bancada com um pouquinho de farinha em baixo e em cima. Com a ajuda de um rolo abra a massa girando no sentido do relógio para que toda a massa fique da mesma espessura. Adicione mais farinha se achar que está grudando. O ideal é não demorar muito para abrir pois se o ambiente estiver quente fica muito difícil trabalhar a massa. A forma que utilizei tem cerca de 20 cmm, mas é necessário abrir a massa maior que a forma para que tenha suficiente para as laterais. 



Coloque a massa dentro da forma, corte o excesso e ajeite as bordas. Coloque na geladeira por 30 minutos. Retire e cubra com papel alumínio e encha de feijões. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até as bordas estarem douradas. Retire o alumínio e os feijões e volte ao forno por mais 10 minutos ou até o centro estar assado. Retire do forno e deixe esfriar.





Abra a segunda parte da massa.

Coloque o recheio na torta e depois cubra com a massa da forma que preferir. Lembre de cortar o excesso da borda. 



Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até que o topo fique dourado. Sirva com sorvete.






O conteúdo deste post foi decidido por Vivian Dornelles, autora do Blog dicas de Viagem, tendo como critério a relevância do assunto para os leitores do blog, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Não recebi qualquer tipo de remuneração pela escrita e publicação deste texto.


Postar um comentário

Start typing and press Enter to search