24 de agosto de 2017

Cozinha viajante: Fondant au chocolat

Crédito da imagem: Passagem gastronômica | Receita: Passagem gastronômica

Ingredientes:
– 200g de chocolate amargo (usei o 55% de cacau)
– 200g de manteiga derretida
– 200g de ovo
– 100g de gema
– 200g de açúcar de confeiteiro
– 55g de farinha de trigo
– 55g de cacau em pó

Modo de Preparo:
– Derreta a manteiga, tomando cuidado para ela não estar muito quente quando você for misturá-la aos outros ingredientes a ponto de cozinhar os ovos. Aproveite também para derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Se usar o micro-ondas deixe alguns segundo, retire o potinho com o chocolate e mexa antes de colocar mais alguns segundos, pois às vezes o chocolate que está na parte de cima ainda não derreteu mas o que está embaixo está bem derretido podendo queimar se você não mexer.
– Peneire o açúcar, a farinha e o cacau em pó dentro de um recipiente para se livrar de qualquer carocinho. Coloque todos os ovos e as gemas em uma vasilha e mexa para misturar antes de adicionar ao recipiente com os secos, facilitando que eles se combinem. Após colocar os ovos juntos com o secos, adicione a manteiga derretida e mexa com um batedor de arame até que todos estejam bem misturados. Em seguida, acrescente o chocolate amargo derretido e misture.
– Se você quiser guardar para usar no dia seguinte, a melhor forma é colocar em um saco de confeiteiro amarrando para fechar e levar à geladeira. Isso é ótimo pois economiza espaço na geladeira. Se preferir, pode já colocar nos potinhos que vai assar lembrando de cobrir com plástico filme antes de guardar. No dia seguinte, tire da geladeira um pouco antes de assar ou pode também assar direto mas vai demorar um pouco mais já que a mistura estará bem gelada.
– Para quem for usar no mesmo dia, coloque a mistura dentro de ramequins ou forminhas que sejam fácil de desenformar. Eu prefiro os ramequins pois como o interior fica bem cremoso os bolinhos quebram facilmente. Outra alternativa é usar moldes parecidos com anéis largos, forrando sua lateral interior com papel manteiga (encontrei esse site que tem algumas fotos que ilustram melhor) – neste caso é recomendável deixar na geladeira cerca de 30 minutos já nos moldes antes de assar para não ter perigo da misturar vazar.
– Leve ao forno preaquecido à 200°C. O tempo vai variar muito de acordo com o tamanho do seu bolinho, mas para um bolinho pequeno leva em torno de 6 minutos. De qualquer forma, fique de olho no bolinho e assim que o topo estiver mais assado com carinha de bolo e as laterais estiverem se soltando das forminhas está pronto. Se você estiver assando emramequins, vale espetar um palitinho perto da lateral e ver se as laterais estão assadas.
– Retire do forno e espere um minutinho para desenformar – se estiver usando as forminhas- e coloque uma bola desorvete de creme e sirva imediatamente.

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search