13 de julho de 2017

Cozinha viajante: Bolo de limão

Crédito da foto: Feito com amor | Crédito da receita: Feito com amor

Ingredientes: 

200g de manteiga sem sal
300g de açúcar refinado / 1 1/2 xícara (chá)
200g de ovos / 4 ovos inteiros
280g de farinha de trigo / 2 xícaras (chá) 
2g de sal refinado / 1/4 colher (chá)
4g de fermento em pó / 1 colher (chá)
5g de bicarbonato em pó / 1 colher (chá)
15ml de suco de limão / 1 colher (sopa)
230ml de leite integral
60ml de suco de limão / 1/4 xícara (chá)
Raspas de 2 limões taiti


Modo de preparo: 

Preaqueça o forno a 180 graus.

Unte com manteiga uma forma redonda e de furo no meio de aproximadamente 23 cm de diâmetro e polvilhe farinha de trigo. 
Derreta a manteiga e use um pincel de silicone para espalhar a gordura por toda a forma. Só polvilhe a farinha de trigo minutos antes de virar a massa, isso evita que a manteiga absorva a farinha aumentando as chances do seu bolo grudar na forma. Eu prefiro untar com manteiga ao óleo, além de deixar o sabor mais gostoso o bolo fica mais douradinho. Tudo bem untar com desmoldante, mas ainda assim polvilhe a farinha no final. O resultado é uma cobertura mais homogênea e lisinha, principalmente em formas muito desenhadas.

Vire os 15ml de suco de limão no leite e reserve. 
Esse é o buttermilk caseiro. Comece por ele, pois precisa de um repouso de 10 minutinhos antes de ser adicionado à massa. Ele vai ficar talhadinho e garantir uma textura macia ao bolo quando reagir com o bicarbonato de sódio.

Misture e peneire os ingredientes secos: farinha de trigo, sal, fermento e bicarbonato.

Junte a manteiga, o açúcar, as raspas dos limões e bata na batedeira até obter um creme claro e fofo. Isso leva em média 4 minutinhos.
Essa é a etapa mais importante do método cremoso, pois é na aeração da manteiga com o açúcar que vamos conseguir incorporar ar à massa. Para isso a manteiga tem que estar macia ao toque (temperatura ambiente), nunca derretida ou gelada, ok? 

Quebre os ovos em uma vasilha e bata com um garfinho para homogeneizar. Vire os ovos em duas adições na batedeira e bata apenas para incorporar. 
Quando adicionamos os ovos um a um batemos por mais tempo, o que é desnecessário aqui. No método cremoso precisamos bater bem somente a manteiga com o açúcar, o restante é pá-pum.

Alterne a adição dos ingredientes secos com os líquidos (buttermilk e o restante do suco de limão). Comece pelos secos, líquidos, secos, líquidos e secos. 
Esse processo é bem rápido e deve ser feito na velocidade baixa da batedeira ou à mão. Bater demais a farinha desenvolve o glúten e não queremos uma massa pesada aqui, muito pelo contrário. 

Transfira a massa para a forma e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos.
Bolos amanteigados e mais densos são perfeitos para formas muito trabalhadas por conta da boa estrutura da massa. O tempo de forno pode variar também. Cheiro de bolo é um sinal que está quase pronto, portanto fique atento.

Retire o bolo e desenforme de morno para frio. 
Isso é ainda mais importante quando usamos essas formas de alumínio fundido da Nordic Ware. Elas precisam de um tempo maior para amornar, pois mantêm o calor por mais tempo. 

Sirva assim, simples e sem cobertura. Fica delicioso com uma boa xícara de café.

Postar um comentário

Start typing and press Enter to search