20 de jan de 2011

A dica e o olhar do Mauricio e do Oscar - MauOscar

Quando eu pensei em fazer está coluna para que todos pudessem compartilhar suas fotos e dicas, sob seu olhar, pensei que não teria muito sucesso. Comecei a convidar alguns pelo twitter, os blogs que eu leio e adoro! A dica de hoje foi uma das mais que me emocinou. Por mais que eu tenha uma paixão inexplicável por Paris, estou tendo outras paixões. O blog dos meninos Mauricio e Oscar, O MauOscar, eles estão morando em Delaware (EUA), depois de terem morado em um monte de lugares. Eles me deixaram, diga-se de passagem, com muita inveja: eles foram assistir ao show da Ivete Sangalo ano passado em New York. Era o show que eu queria ter ido, mas mereço um premio por não ter renovado o visto a tempo! Vocês me desculpem, eu não soube escolher a foto mais linda que foi enviada: então coloquei todas! Agradeço muito a partipação! Adorei as fotos e obrigada por compartilhar aqui! Abaixo tem vários links dos posts dos meninos! Vale uma visita!

"Quando o seu Blog Dica de Viagem lançou a coluna Sua dica, seu olhar no final de Setembro 2010 tenho que dizer que fiquei com vontade de participar. Mas sabe como é, com a correria do dia a dia, fui deixando para depois. Até que em Dezembro recebi uma DM via Twitter com um convite formal, o qual não pude recusar.

Infelizmente com final do ano, com mil coisas para fazer, pedi um tempinho e prometi que no início de 2011 escreveria um Post contando sobre algum lugar que tenha visitado ou morado.

Depois de pensar sobre qual lugar deveria escrever, acabei escolhendo um lugar muito especial. Trata-se da cidade de Freiburg no estado de Baden Württemberg no Sudoeste da Alemanha, com uma população de cerca de 220.000 habitantes dos quais cerca de 15% são estudantes.

Morar por um tempo na Alemanha fora desde sempre um sonho. O que eu não imaginava é que a Alemanha seria apenas o primeiro entre outros países que ainda iria morar. A oportunidade de estudar numa das mais antigas e tradicionais universidades alemãs, surgiu através de um programa de intercâmbio acadêmico durante a graduação.
Freiburg é uma daquelas cidadezinhas alemãs que parecem ter saído de um conto de fadas. Emoldurada pela Floresta Negra, uma arquitetura extraordinária e muita história para contar.

Considerada a capital alemã do Sol, a cidade é hoje um dos mais proeminentes pólos de pesquisa desenvolvimento voltados para o uso de energias alternativas e ambientalmente corretas. O que faz da cidade um dos pólos mais respeitados neste setor no mundo.

Outra curiosidade da cidade é que a frota de bicicletas é quase 2 vezes maior do que a de veículos. O que rendeu à cidade o título de capital alemã das bicicletas. Tanto que, um dos primeiros calçadões exclusivos para pedestres e ciclistas da Alemanha foi construído no setor histórico da cidade.

Falando em calçadão não poderia deixar de mencionar os “Bächle”, estreitas canaletas d’água ao longo do meio-fio que cortam todo o centro da cidade. Estes tiveram uma série de usos no passado. Hoje em dia estão ali apenas dando um charme único à cidade. Diz um provérbio local que quem pisa num Bächle casará com alguém nascido na cidade.

A verdade é que durante os dias quentes de verão estes riozinhos de água cristalina que cortam o centro da cidade, com água desviada do rio Dreisam fazem a alegria da garotada.

Mas sem dúvidas o principal marco arquitetônico da cidade é a Freiburger Münster, uma das catedrais góticas mais representativas em seu estilo na Europa, e que ficou pronta em 1513 depois de quase 300 anos em contrução. Com 116 metros de altura foi durante muito tempo uma das construções mais altas feitas pelo homem no mundo. Visitar sua torre é um passeio imperdível e a vista então é indescritível.

Outro local bacana para quem visita a cidade é o Schlossberg, o morro mais perto do centro da cidade, onde no passado existiu um castelo e que hoje conta com um mirante feito de metal e toras de pinheiros da Floresta Negra. Em dias com boa visibilidade é possível até mesmo se enxergar o Les Vosges na França.

Uma das coisas legais de ter vivido em Freiburg é justamente sua proximidade com a França e Suiça (Cerca de 30 minutos / 1 h de trem). Muitas vezes cheguei a ir até estes países de bicicleta. A cidade ainda esta localizada na região vitivinícola de Baden e a paisagem belíssima.

Já a Floresta Negra dispensa por si só comentários. São mais de 400 km de trilhas nos arredores de Freiburg. Além disso, uma série de lagos cercados por pinheiros entre eles o famoso Titisee. Durante o inverno perto da cidade existem diversas opções para esportes de inverno como no Feldberg ou mesmo em Waldkirche.

Enfim se você ainda não conhece esta região, você deveria começar a pensar em um dia conhecer. A Alemanha é um país magnífico (talvez meu favorito), mas se tem um lugar neste país que é bonito mesmo, este lugar é o Sul do país. Especialmente os estados de Baden Württemberg e a Baviera."

Viaje pela Alemanha!
Munique
Oberammergau
Garmisch Partenkirchen
Neuschwannstein
Freiburg
Schwarzwald
Horrores do Campo de Concentraçao Buchenwald
Wittenberg de Martin Lutero
Potsdam “Versailles Prussiana”
Berlin 20 Anos após a queda do Muro
Castelo de Moritzburg
Dresden “Florença do Elba”
Tharandt o Berço da Engenharia Florestal
Erzgebirge as Montanhas do Leste da Alemanha
Frankfurt am Main
Voando Singapore Airlines Frankfurt - New York
































3 comentários:

Carina-Senzatia

Adorei o post do Oscar! As fotos estao belíssimas. Mas nao se podia esperar nada menos do que isto dele, afinal o blog dele já é um capricho só! Parabéns, Oscar, adorei ver Freiburg pelos teus olhos!!

Hotel Vital

Muito boa matéria!
Parabéns!

www.hotelvital.com.br/

Lena

Faço minhas as palavras da Carina :-) E aminha vontade de visitar a Alemanha como se deve só aumenta!
Beijos!

Deixe seu comentário: