12 de janeiro de 2011

A dica e o olhar da Anna Bárbara

A dica de hoje é da Anna Bárbara. Ela tem um blog, o Nos no mundo, também está no twitter. O blog tem um monte de dicas super legais! Anna, adorei conhecer Brasilia pelas fotos e podes ter certeza que em breve "vou te visitar" - visita totalmente retribuida para voce vir a Porto Alegre! Obrigada por participar! Adorei!!

"Brasília é uma cidade única.
Totalmente planejada, de traçado retilíneo e forma de avião - ou será de cruz ou de pássaro? Seus bairros centrais são curiosamente chamados de Asa Sul e Asa Norte. E os demais têm o nome dos pontos cardeais: Sudoeste, Noroeste...
Não há esquinas e as áreas comerciais são separadas de acordo com a atividade comercial exercida. Há, por exemplo, a rua das farmácias, a rua dos restaurantes, o Setor de Indústria, o Setor de Gráficas...As distâncias entre um lugar e outro geralmente são enormes, mas as avenidas são largas e bem arborizadas.
É uma pena que o planejamento idealizado por por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa tenha cedido frente ao boom demográfico. Não param de surgir cidades-satélites, como são chamadas as cidades próximas à Brasília. As ruas das farmácias e dos restaurante não têm mais só farmácias e restaurantes. E engarrafamentos, infelizmente, já são uma realidade do brasiliense.
Mesmo assim, Brasília continua linda. Uma volta pelo Eixo Monumental é o must para qualquer turista, o lugar perfeito para apreciar muitas das belezas arquitetônicas da cidade. A praça dos Três Poderes reúne a sede do Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal). A Catedral, em forma de mãos erguidas ao alto em oração, é impressionante. Bem ao lado, os novos Museu da República e a Biblioteca Nacional. E, como não temos Torre Eiffel, nos contentamos com a Torre de TV, que agora ganhou uma fonte luminosa. No final do Eixo Monumental, JK acena a todos. E o pôr do sol.... em qualquer lugar de Brasília, é um espetáculo!"








Postar um comentário

Start typing and press Enter to search