10 de novembro de 2010

A dica e o olhar do Daniel

O Daniel (ele esta no twitter) é um dos queridos amigos blogueiros que mora na Holanda há alguns anos! E é um dos mais novos papais do momento! É casado com a Carla (a @entrepanelas). Muitas e muitas alegrias para vocês! Olha que lindas as fotos que ele mandou! Todas as fotos foram gentilmente cedidas ao blog pelo Daniel e estão sendo usadas com sua total permisão. Caso deseje utilizar alguma das lindas fotos entre em contato com ele (veja no final do texto o site)! Adorei viu! Beijos aos três!

Em 2009 visitei junto com minha esposa Berlim, em pleno inverno. É uma cidade fascinante, e há muito o que ver. Em uma tarde de janeiro gelada, mas gelada de verdade, fomos ao Reichstag, o prédio do Parlamento Alemão. Visitá-lo é a minha dica de viagem para Berlim.

O prédio passou por muita coisa em sua história: foi incendiado pelos nazistas em 1933, que culparam os comunistas e usaram o evento como pretexto para assumir poderes absolutos. Foi bombardeado durante a Guerra e abandonado após ela, quando a Alemanha foi dividida em duas. O Reichstag ficou do lado ocidental — por alguns metros! O muro de Berlim passava ao lado — mas a capital deixou a cidade sitiada e se instalou em Bonn.

Com a reunificação da Alemanha, o Parlamento retornou à sua casa original, e o Reichstag foi reformado e ganhou uma moderna cúpula projetada pelo arquiteto Norman Foster para substituir a destruída durante a Guerra.

A cúpula é linda, toda espelhada, e permite uma visão de 360° da cidade de Berlim. Além disso, foi projetada para usar energia de maneira eficiente, usando os espelhos para direcionar a luz do sol e iluminar o parlamento abaixo sem ofuscar seus ocupantes.

A entrada ao Reichstag é gratuita, mas há longas filas — todo mundo é, naturalmente, revistado. No dia em que fomos, demos sorte: esperamos apenas meia hora. Parece que o clima refrescante de -7°C afastou os menos determinados a ficar de pé do lado de fora. Insistimos e foi uma boa decisão. Apesar do frio persistir lá em cima (a cúpula é aberta), a visita impressionou, e ficamos vendo o sol se por sobre a nevada Berlim, com uma obra futurística sobre nossas cabeças e salas históricas do parlamento aos nossos pés.

(Daniel Duclos - http://www.ducsamsterdam.net/)


Foto © 2009 by Daniel Duclos. Usado sob permissão


Foto © 2009 by Daniel Duclos. Usado sob permissão


Foto © 2009 by Daniel Duclos. Usado sob permissão


Foto © 2009 by Daniel Duclos. Usado sob permissão


Foto © 2009 by Daniel Duclos. Usado sob permissão


Foto © 2009 by Daniel Duclos. Usado sob permissão
  1. Oi Vivi

    Muito obrigado pela oportunidade e pelos votos pra nossa família! Parabéns pelo blog, é uma honra estar aqui nesse espaço.

    Espero que minha dica seja útil pra alguém e fico muito feliz que tenha gostado de minhas fotos.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel!!

    Eu que estou honrada em receber suas fotos aqui no blog!

    Muito obrigada!

    E eu tambem espero ajudar a todos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Carina-Senzatia10/11/2010 16:53

    Belíssimas fotos! O Daniel é um artista mesmo. :-)
    O Reichstag é um dos monumentos de Berlin, que ainda nao visitei, mesmo depois de inúmeras idas à cidade. Sempre desanimo por causa da fila, e penso:-Mais um motivo pra voltar em breve!
    Berlin é linda!

    ResponderExcluir
  4. Carina querida!

    Realmente o Daniel é um artista! Além de ter um excelente blog com dicas de Amsterdam e ser um querido amigo! O tudo é lindo no Reichstag, espero conhecer em breve!

    Também espero tuas fotos para a coluna Carina!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Berlin é realmente parada obrigatória na Alemanha, nao vale a pena vir para cá e não visitar a cidade.
    Recomendo também dar uma caminhada pelo lado oriental e notar a diferença das construcoes com o lado ocidental.

    ResponderExcluir

Start typing and press Enter to search