1 de jan de 2010

Vamos esquiar? Os 10 melhores destinos para esquiar

Dezembro, janeiro (e também fevereiro) são sinônimo de dias frios no Hemisfério Norte. Alguns podem acreditar que isso seja motivo para ficar no Brasil ou fugir de cidades como Nova York, Paris e Londres. Mas, para outros, essa época torna-se uma excelente oportunidade para aproveitar diversas montanhas cobertas de neve em ótimo estado para esquiar. Próximo do inverno, o site britânico CNtravaller.com divulgou a lista dos 10 melhores lugares para esquiadores aproveitarem a temporada gelada na parte de cima da linha do Equador. Estão incluídas pistas na Europa, América do Norte e até na Índia.

1) Äre, Suécia

Referência absoluta na Escandinávia, Äre consegue atender a todos os níveis. Além das pistas fáceis para iniciantes, há opções para os mais experientes. Já os aventureiros podem saltar de helicóptero no topo da montanha e encarar pistas selvagens. A cidade ainda oferece diversas outras atividades ligadas à neve ou não. Passeios de teleférico e trenó de Huskies Siberianos, safári no snowmobile e pular na mais longa tirolesa da Europa são imperdíveis. Durante a noite, Äre é uma cidade bem animada, com seus restaurantes, bares e boates.

2) Aspen, Estados Unidos

Aspen oferece uma vasta estrutura de transporte. Dividida em quatro diferentes estações, 39 teleféricos e um completo sistema de ônibus integram todas as pistas. Ajax é para esquiadores e snowboarders de nível avançado. Buttermilk é para iniciantes. Snowmass e Aspen Highlands se destacam pela diversidade atendendo todos os níveis. Andar de balão, visitar as mais de 200 lojas e galerias espalhadas pela cidade também são opções de entretenimento.

3) Courchevel, França

Parte da Les Trois Vallées, maior área de esqui do mundo, Courchevel é um complexo de quatro vilas que mudam de acordo com a altitude. À medida que os locais vão subindo, o luxo segue o fluxo. A Courchevel 1850, de maior altitude, é também a mais chique. Lá, encontram-se restaurantes premiados, hotéis cinco estrelas e chalés fabulosos. A estação de esqui é mantida com cuidado e oferece opções para todos os níveis e idades. Diversas pistas técnicas e selvagens atendem a demanda dos que procuram desafios.

4) Fernie, Canadá

Um paraíso para quem quer ir aos limites. Fernie é um complexo de mais de mil hectares de montanhas íngremes e acidentadas. Suas pistas estão entre as mais perigosas e extremas do mundo para a prática de esqui. Nos pontos mais críticos, os declives podem chegar até 40 graus.

5) Himachal Pradesh, Índia

Seguindo a linha radical, Himachal Pradesh é outro destino para viciados em adrenalina. Esqueça teleféricos: a única maneira de chegar a mais de 5 mil metros e descer a cordilheira do Himalaia indiano esquiando é de helicóptero. O requisito básico para participar dessa aventura com paisagens formidáveis é participar de uma aula sobre como agir em caso de avalanche. A cidade base é Manali, um emaranhado caótico de mercado, ruas movimentadas e casas de pedra.

6) Sierra Nevada, Espanha

Saindo da cidade de Granada por uma estrada de 32 quilômetros chega-se ao ponto de esqui mais ao sul da Europa. Do topo da montanha é possível ver cordilheiras montanhosas do Marrocos. Um dos grandes atrativos é o clima agradável, com temperaturas não tão baixas e sol mesmo no inverno. Não deixe também de aproveitar a beleza de Granada com seus palácios, museus e típicos bares tapas considerados uns dos melhores da Espanha.

7) St. Moritz, Suiça

O St. Moritz é o mais antigo resort de esportes de inverno do mundo e ainda símbolo de glamour. Localizado nos Alpes suíços, ao lado dos lagos Upper Engadine, o hotel oferece excelentes opções de esqui, principalmente para pistas selvagens. A estação indicada para iniciantes é a Corviglia, mais próxima do centro da cidade. Para os mais experientes, Diavolezza e Lagalb podem ser alcançadas de trem ou ônibus. Outros esportes curiosos que podem ser praticados são pólo, críquete, golfe e corrida de cavalo no gelo.

8) Taos, Estados Unidos

Apesar do resort local ter uma reconhecida escola de esqui, os que mais aproveitam as pistas de Taos são os experientes. A cidade, há cerca de 30 quilômetros do hotel, é um encontro de diversas culturas nativas americanas. Durante os anos de 1890, Taos transformou-se em uma colônia de artistas que inspiraram nomes como DH Lawrence and Georgia O'Keeffe.

9) Verbier, Suiça

Verbier se tornou a capital europeia de esqui e frio. Com grande diversidade de opções de restaurantes e bares, a estação atende a todos dos gostos. Um das peculiaridades são suas pistas selvagens mais moderadas. Se desejar, voo de parapente e trenó de huskies siberianos são alternativas de lazer.

10) Whistler, Canadá

Sede das Olimpíadas de Inverno de 2010, Whistler é conhecida pela qualidade de sua neve e pela quantidade de estrangeiros que passam por lá. Suas excelentes pistas oferecem as mais contínuas quedas verticais do continente americano nas montanhas de Whistler e de Blackcomb. Um novo teleférico será implementado na rede de transportes do resort.

Já foi esquiar em um destes lugares? Dê sua opinião :)



Fonte: Terra

2 comentários:

Daniel

Acabei de conhecer um site muito interesante para realizar pesquisas de opinião. O site se chama PopUnpop - http://www.popunpop.com

Nesse site você pode cadastrar Pessoas, Empresas, Lugares e Produtos para depois dar uma nota.

A partir das notas recebidas, é criado um ranking dos mais populares e impopulares do mundo.

Vale a pena conhecer e colocar esses lugares para serem rankeados por la.

Renato

Boa lista. Gostaria de ir esquiar mas não sei onde ir.

Deixe seu comentário: