15 de mar de 2010

Plágio - afinal o que é isto?

De uma forma simples, o plágio é você querer copiar algo escrito por alguém e dizer que é seu. O plágio só é considerado crime quando você copia algo de alguém e não cita as devidas fontes - você não pode processar alguém por exemplo se o alguém copiou suas coisas e não lhe citou.

Segundo o site Wikipedia, o plágio é: " o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma."

Também consultei advogados sobre o assunto. Os mesmos me asseguraram que somente é configurado plágio quando se copia qualquer tipo de obra e não há citação de fontes, então, se você viu seu post ou algo copiado para outro local, se tiver fonte (se nome, seu blog, seu site), não poderá processar esta pessoa (ou site, ou blog...)

Eu não entendo o porque muitos blogueiros não gostam que outros blogs copiem seus post, dem o devido crédito em seu blog. Isto demonstra que foi escrito super bem e a pessoa gostou e quer dividir com os outros. Só acho injusto e completamente errado copiar algo e dizer que é seu. Dai acho que deve-se tomar as devidas providências, mas primeiro não custa nada um contato com o (s) responsável (eis) pelo blog e se não for resolvido.. vá em frente para as devidas providências.

Quero deixar claro que sou a favor de colocar uma cópia de algum blog em seu blog ou site, DESDE QUE CITE DE ONDE VOCÊ TIROU. Sou contra fazer cópias de trabalhos científicos e entregar como trabalho de conclusão de curso como se fosse seu - a mãe de uma amiga, é professora da UFRGS (Universiade Federal do Rio Grande do Sul), de normas da ABNT para trabalhos de conclusão de curso (metodologia científica), o aluno copiou todo trabalho na internet, entregou, a mãe foi ler e em uma parte do trabalho dizia: vide tabela abaixo e cade a tabela? A mãe digitou no Google e achou o trabalho inteiro. Não preciso dizer o que aconteu. E isso é apenas uma história de milhares. Veja mais uma destas aqui.

Quem nunca baixou uma música da internet, quem nunca copiou algo que atire a primeira pedra. Acho muito fácil julgar os outros e não se julgar.

Outros temos que acho que são importantes:

Direito autoral - "são as denominações utilizadas em referência ao rol de direitos aos autores de suas obras intelectuais que pode ser literárias, artísticas ou científicas." Fonte: Wikepedia

Cópia - "é a reprodução de alguma coisa (objecto, informação, etc.) com base apenas num exemplar dessa coisa, sem usar o processo usado originalmente para a criar" Fonte Wikepedia.

Reprodução - é a cópia em um ou mais exemplares de uma obra literária, artística ou científica. Fonte: Wikepedia

Contrafação - é a cópia não autorizada de uma obra, total ou parcial. Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal. Fonte: Wikepedia

Veja mais, na Lei 9610. A violação está prevista no artigo 184 do código penal.

Fonte: Wikepedia e trechos do Dicas Blogger. Este blog não é associado a nenhum site, mas não posso de deixar de indicar o site acima, o dicas Blogger, para quem está começando um blog é ótimo. Acessa lá pelo link acima.

0 comentários:

Deixe seu comentário: