6 de jan de 2010

Canela - RS - Brasil



Praticamente impossível falar em Gramado e não falar em Canela.. Aí vão as informações pesquisadas!

Canela é um município brasileiro de origem alemã do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 29º21'56" sul e a uma longitude 50º48'56" oeste, estando a uma altitude de 837 metros. Sua população estimada em 2008 era de 40.449 habitantes, segundo o IBGE. Possui uma área de 252,91 km².

Canela é uma cidade que oferece boa estrutura de comércio e serviço sem deixar de ser pacata e tranqüila. Faz divisa com a cidade de Gramado. A cidade é muito conhecida por haver famosas atrações turísticas, tais como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.

O primeiro morador do território foi Joaquim da Silva Esteves, o qual obteve em 1821 da Coroa o título de "Senhor do Campestre do Canella".

O nome da cidade provém de uma árvore, chamada de Canela, então localizada não longe do local onde está atualmente a praça central da cidade, a Praça João Corrêa, esta caneleira servia de ponto de encontro e pousada de tropeiros.

O Coronel João Corrêa Ferreira da Silva foi o desbravador do povoado, construiu uma estrada de ferro, iniciando a obra por volta de 1913 sendo esta concluída em 1925, ligando Canela a Taquara. Em 1913, foi criada a "Companhia Florestal Riograndense", esta Companhia comprava pinheiros e terras nas redondezas do Caracol. Para exploração desses pinheiros foram instaladas cinco serrarias. Foi contratado por esta Companhia o Sr. Helmut Schmitt, prático em locação de estradas e instalações de serrarias, e por conta da Companhia Florestal, este mandou construir diversas estradas, desde a localidade do Caracol até o Banhado Grande, Esteinho, Ferradura, Tubiana, etc.

Em 02 de março de 1926, Canela foi catalogada pelo Ato nº 309 como 6º Distrito de Taquara, tendo por sede Canela. O movimento emancipacionista tomou maior vulto a partir de 1942. Em 28 de dezembro de 1944, pela Lei Estadual nº 717, foi criado o município de Canela, tendo sido instalado a 01 de janeiro de 1945, sendo nomeado como primeiro prefeito o Sr. Nelson Schneider.

O TURISMO EM CANELA

Canela era um pequeno povoado, congregando famílias de fazendeiros de Cima da Serra, imigrantes alemães e italianos e seus descendentes. Havia um início de atividades na Indústria, com a implantação de serrarias. Canela era passagem obrigatória para as cidades de Cima da Serra com a capital do Estado. Passavam por Canela, tropeiros levando gado, queijo e couro com destino a Parobé, Taquara, São Leopoldo e Porto Alegre. Subiam a Serra, os mascates para colocarem seus produtos nas fazendas de Cima da Serra. Era o início do movimento turístico em Canela.

Com a industrialização da madeira, surgem os primeiros hotéis na localidade de Caracol, que atraem clientela da Capital do Estado. Com o crescimento industrial floresce o comércio, e como conseqüência o movimento de pessoas. Houve necessidade de criação de pensões e hotéis (denominados naquele tempo de "Casas de Pasto") para atender a demanda. A construção da Linha Férrea que ligava Canela a Porto Alegre foi o fator determinante para que Canela se constituísse na época no maior centro de turismo do Estado. Naquele tempo, o movimento turístico era denominado "veraneio". As famílias vinham principalmente de Porto Alegre e permaneciam num determinado hotel por períodos de um a três meses. Para atender essa demanda, surgiram o Grande Hotel, Hotel Bela Vista, Hotel Central e Palace Hotel. Em 1944, funciona um Cassino em Canela, em prédio provisório. Com o funcionamento do jogo são atraídos para Canela turistas de grandes centros do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, e do exterior, Uruguai e Argentina. Os hotéis mantêm lotação permanente. Há fortalecimento do comércio.

Emancipa-se o município, e os dirigentes municipais voltam as suas preocupações para equipar o município com uma estrutura turística para receber os visitantes. Surgem os eventos e festividades para dar ao turista maior opção e lazer durante o seu "veraneio".

No decorrer de 1945, o Governo Federal proíbe o jogo no Brasil, o que significou um golpe fatal para o município de Canela, que tinha a sua estrutura turística em função do jogo.

O fato da cidade estar localizada em uma área de serra lindíssima, rodeada de pinheiros, matas e parques, que sobreviveram ao desmatamento, tornou o turismo a tendência natural de Canela. Somava-se, ainda, a esse cenário o espetáculo da neve, que atraia pessoas dos mais diversos lugares desse Brasil tropical.

As baixas temperaturas estimulavam que as lareiras e fogões a lenha das casas permanecessem acesos, impregnando o ar com aromas diversos de madeira, lenhas de pinho, eucalipto, e a própria Canela... Mas não eram somente as belezas naturais e o clima os fatores de sedução para as pessoas.

A cidade oferecia e ainda oferece aos turistas bons hotéis, restaurantes, churrascarias e os famosos cafés coloniais, com biscoitos waffles, schmiers, apfelstrudell e no inverno... tempo para o delicioso chocolate quente e licores caseiros. A população de Canela sempre teve uma preocupação no seu desenvolvimento cultural. A música, a gastronomia, o teatro foram capacitações desenvolvidas em várias gerações de imigrantes, que vivenciavam suas tradições em diferentes formas de comunicação. Estas eram as heranças européias da Cidade. O seu diferencial no cenário do Brasil.

E assim, Canela veio exercendo grande fascínio sobre seus visitantes,tornando-se um dos mais importantes municípios no contexto turístico e cultural da Região das Hortênsias. A indústria do Turismo é fascinante, mas, também, bastante competitiva. Canela trilhou um longo caminho para chegar até aqui. E já tem uma história vitoriosa em seu meio século de vida.

Só no ano de 1999,o turismo na região cresceu 60% , enquanto que no Brasil como um todo, o incremento foi de apenas 10%.

A cidade conseguiu desconcentrar o fluxo - anteriormente centrado no inverno - e hoje já tem um grande percentual de visitantes durante o mês de dezembro, em função do evento Sonho de Natal e da Temporada de Verão.

Uma cidade que redescobriu seu rumo. Uma comunidade onde os cidadãos usaram o seu talento e espírito de união para crescer e juntos criarem uma qualidade de vida ímpar em nosso país.

A cidade é cortada pela RS-235, ligando-se a Gramado ao sul e a São Francisco de Paula a nordeste. Também estão no município as rodovias RS-466 que liga a cidade ao Parque Estadual do Caracol e a RS-476 que liga a localidade de Saiqui ao distrito de Cazuza Ferreira, pertencente a São francisco de Paula. Contudo, há outras vias de menor importância e que ligam Canela a seus vizinhos ou até mesmo a suas localidades distantes da cidade. Também existe um grande número de ruas e avenidas importantes em sua zona urbana.

O município possui o único aeroporto da região. O aeroporto de Canela está localizado às margens da RS-235, próximo à divisa com Gramado. Possui uma pista asfaltada com 1.260 metros de comprimento e cabeceiras de 6 x 24 metros. Este aeroporto não opera rotas comerciais, atendendo apenas vôos fretados, particulares e turísticos. Canela possuiu uma estação ferroviária, pertencente a ferrovia São Leopoldo - Canela. Esta estação foi construída em 1922, inaugurada em 14 de agosto de 1924 e desativada em 1963, juntamente com a ferrovia. A edificação foi transformada em um centro cultural sobre o trem.

Limites geofráficos:

Norte: Caxias do Sul
Sul: Três Coroas
Leste: São Francisco de Paula
Oeste: Gramado

Principais distâncias

De Porto Alegre
135 Km
pela RS-235 (Rota Romântica): via Novo Hamburgo, Ivoti e Nova Petrópolis

126 Km
pela RS-115: via Novo Hamburgo, Sapiranga e Taquara.

123 Km
pela RS-020: via Gravataí, Morungava e Taquara.

Gramado: 6 km
Nova Petrópolis: 40 km
São Francisco de Paula: 35 km
Itaimbezinho: 146 km
Caxias do Sul: 73 km

Algumas informações sobre Canela:
Área do município: 270 km²
Área do perímetro urbano: 49 km²

Temperatura Média: 16°C
Mínima: 6°C
Máxima: 28°C

Possui:
4 bancos
5 postos de saúde
1 hospital
1 delegacia de Polícia
1 destacamento da Brigada Militar
1 Corpo de Bombeiros

13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, sendo uma escola de Educação Especial e 3 em meio rural
10 Escolas Municipais de Educação Infantil
7 Escolas Estaduais sendo 3 com Ensino Médio
2 Escolas Particulares com Ensino Médio
8 Escolas Infantis Particulares
1 Universidade
1 Escola Superior de Hotelaria

Hotelaria:
60 hospedeiros (19 hotéis, 39 pousadas, 1 albergue e 1 apart hotel)
3.924 leitos

Alta Temporada: Junho, Julho, Novembro e Dezembro;
Baixa Temporada: Janeiro e Fevereiro;

Principais eventos:
Canela Apresenta – ano inteiro
Veraneio na Serra – janeiro a março
Rodeio Crioulo Nacional de Canela – janeiro
Carnaval / Baile Municipal – fevereiro
Festa Nossa Srª de Lourdes – fevereiro
Campeonato de Vôlei de Areia – março
Chocofest – março/abril
Páscoa em Canela / Semana Santa – março/abril
Copa de Rafting – abril
FEPARTI (Feira de Artigos para Casa e Escritório) – maio
Festa de Nossa Srª de Caravágio – maio
Semana do Bebê – maio
Temporada de Inverno em Canela – junho a setembro
Festival Internacional de Teatro de Bonecos – junho
Mercoarte (Feira do Artesanato e Folclore do Mercosul) – julho
Festa Colonial – julho e agosto
Festa Nacional da Música – agosto
Semana Farroupilha – setembro
Canela Mototurismo – novembro
Encontro de Carros Antigos de Canela – novembro
Sonho de Natal - novembro/dezembro
Festival de Dança Neusa Martinotto – dezembro

Fundação: 28 de dezembro de 1944
Prefeito: Constantino Orsolin (2008-2012)
Municipios limítrofes: Gramado, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e Três Coroas.
Distância de Porto Alegre: 123 KM



A catedral de Pedra


A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, mais conhecida como Catedral de Pedra, é um templo católico localizada em Canela. É uma grande atração turística da Serra Gaúcha.

Seu estilo característico é o gótico inglês. A igreja possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália. Em seu interior destacam-se três painéis que são telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a "Aparição de Nossa Senhora", a "Alegoria dos Anjos" e a "Anunciação". Os quadros da Via-Sacra foram feitos por Pablo Orono Herrera, uruguaio, escultor e restaurador de Arte Sacra. Utilizou madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila.

Seus vitrais representam a ladainha de Nossa Senhora. O altar, cujo tema é a Santa Ceia, é uma obra de arte esculpida em madeira por Júlio Tixe, escultor uruguaio.

Rua: Praça da Matriz, 69
Fone: (54) 3282.1132
E-mail: parcanela@mitrahn.org.br
Site: http://www.catedraldepedra.com.br/

Castelinho Caracol


A caminho do Parque do Caracol encontra-se uma das primeiras residências de Canela, construída em maderia araucária, com sistema de encaixes e parafusos, sem o uso de pregos, conhecido como Castelinho do Caracol. O local abriga um museu, com móveis e utensílios deixados pela família Fransen, que conduzem uma viagem ao passado. Tem uma casa de chá, para quem gosta tem um Apfelstrudel super bom com um chá de maçã. Eu acho caro, mas vale a pena!

O ingresso custa R$ 6,00 e crianças até 10 anos não paga. Funciona diariamente das 09:00 as 13:00 e das 14:20 as 17:40.

Parque do caracol


A maior atração é a Cascata do Caracol, com queda livre de 131 m, formando uma paisagem de rara beleza. O Parque conta com moderna infraestrutura, mirantes, observatório ecológico com elevador panorâmico, restaurante, área de lazer, lojas de artesanato, passeio temático de trem, trilhas ecológicas e escadaria de 927 degraus que conduz à base da Cascata.

No Parque do Caracol você pode ver: a cascata, escadaria até a base da cascata, trilha do arroio, ruínas do moinho, aqueduto, corredeiras, represa, painéis ecológicos e mapas.

No Parque do Caracol você pode fazer: caminhadas ecológicas, piqueniques, passeios de trem, compras de artesanato, lanches, refeições, cursos de interpretação da natureza, identificação de plantas e observação de fauna.

A 7 km do centro da cidade pela RS 466 (Estrada Canela - Caracol) está o Parque do Caracol. Sua estada neste parque pode variar muito, pois sua infra-estrutura completa permite diversas opções.

Em apenas uma hora você pode avistar a Cascata do Caracol e os atrativos centrais do parque. Mas se você curte a natureza, você pode passar todo o seu dia. É o parque de maior visitação no Rio Grande do Sul. Informações no Parque, fone (54) 3278.3035 ou na Secretaria de Turismo fone (54) 3282.1287.

Rua: RS 466 PQ ESTRADA CARACOL
Fone: (54) 3278.3035
E-mail: parquedocaracol@canela.com.br

Estação Sonho Vivo
Dentro do Parque do Caracol você pode desfrutar de um delicioso passeio de trem conduzido pelo maquinista carinhosamente conhecido como Zé do Apito. O passeio narra um pouco da história da Imigração, das primeiras viagens de trem pela região e da importância da preservação da natureza. O trem leva os passageiros até a Vila dos Imigrantes, um lugar animado e divertido onde a bicharada vive os hábitos e costumes dos imigrantes alemães e italianos.

Uma forma divertida de contar a história da imigração do sul do país e a interação com o meio natural. Venha conhecer! Atração para todas as idades.

Contato: Parque do Caracol em Canela-RS – Fone (54) 3278 3014

Rua: RS 466 no Parque do Caracol
Fone: (54) 3278.3014
E-mail: iara@inovaturismo.com.br

Teleférico


Uma bela opção de passeio para a família é o Teleférico de Canela, inserido em uma área de 59 hectares de preservação onde a natureza é bela e abundante.
A volta tem duração de aproximadamente 20 minutos e proporciona um passeio tranquilo e relaxante. Os visitantes têm a opção de desembarcar nas extremidades onde tem mirantes com vista para o cânion da cascata e para o Vale da Lageana por vários ângulos.

Em sua extensão, durante toda descida até sua base, tem-se a oportunidade de contemplar a vista frontal da Cascata do Caracol, um dos pontos mais bonitos e visitados do Sul do país.
O teleférico
O equipamento tem um extensão total de 830 metros, com 34 cadeirinhas, sendo 19 para duas pessoas e 15 para uma pessoa. A volta dura aproximadamente 20 minutos em uma velocidade de 3,30 Km/h.
• Localização – 500m após o Parque do Caracol.
• Horário – Aberto diariamente das 9h às 17h
• Ingresso – R$ 14,00 com entrada e passeio de teleférico e R$ 4,00 somente entrada no parque.
• Criança (até 06 anos) - livre.

Rua: Estrada Caracol Ferradura
Fone: (54) 3504.1405
E-mail: canelateleferico@pdh.com.br
Site: http://www.canelateleferico.com.br/

Mundo a Vapor


Um trem anda pelos trilhos, moldado pela mão do artista. Uma máquina produz encanto, alimentada pelo vapor da história. Um mundo se abre, mágico, aos olhos de quem tem o coração aberto para o sonho. Um universo a parte criado por dois irmãos visionários que, por décadas, trabalharam sem descanso, em busca da perfeição e do encantamento. Você é nosso convidado a embarcar neste sonho e viver a emoção de cada detalhe, de cada um desses pequenos mundos e em perfeito funcionamento. Uma aventura que viaja no tempo e eleva a alma de todas as gerações.

Rua: Av Dom Luiz Guanella, 1.201
Fone: (54) 3282.1125
E-mail: mundo@mundoavapor.com.br
Site: http://www.mundoavapor.com.br/

Flâmmi Mundo da Vela
Faz velas ao vivo.

Rua: Julio Fulvio Schmitt, 90
Fone: (54) 3282.9572
E-mail: flammi@mundodavela.com.br
Site: http://www.mundodavela.com.br/

Parque das Sequóias


O Parque das Sequóias é uma coleção de árvores da família das coníferas (árvores com frutos em forma de cone), trazidas de todos os continentes para serem observadas, a fim de substituírem os pinheiros da região, explorados pelas madeireiras, e que possuem um crescimento muito lento. Seu idealizador, Curt Mentz, com a ajuda da família, montou o parque que hoje é mantido pelo seu filhoe pelo seu neto.

O Parque das Sequóias é um parque ecológico e possui uma área de 10 hectares de mata exótica, dentro de uma área maior (230 hectares) pertencente à família Mentz onde se tem como alternativa a prática de roteiros de turismo ecológico e de aventura.

Considerada uma das maiores coleções de coníferas do mundo, o Parque das Sequóias possui árvores importantes no contesto cultural, destacando-se entre elas, as Sequóias, que são as árvores mais altas do mundo quando atingem o ápice de sua vida. Tais árvores podem chegar aos 3000 anos de vida, 120 metros de altura e de 12 a 15 metros de diâmetro. No parque, as maiores com aproximadamente 60 anos chegam a atingir mais de 35 metros de altura e 1,5 m de diâmetro.

Destacam-se ainda as Metasequóias, árvores extintas até a década de 40 e que ressurgiram após a descoberta de sementes congeladas junto aos mamutes nas geleiras da China e que após nova germinação em laboratório foram levadas ao Jardim Botânico de Londres e de lá trazidas por um cônsul inglês que presenteou o Sr. Curt Mentz. Também se encontra neste parque a Ginkgo biloba, a espécie de árvore mais antiga ainda em vida sobre o planeta, com mais de 150 milhões de anos, sendo contemporânea dos dinossauros.

Além das exóticas já citadas, o Parque das Sequóias possui uma imensa variedade de árvores nativas como os xaxins e a erva-mate utilizada para o tradicional chimarrão.

A intenção do parque não é de servir como reflorestamento industrial, por não haver área suficiente para tal, por isso o ideal tem que ser maior e a opção deve ter cunho científico e cultural para ser aproveitado pelo município, pelo estado e pelo país.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3282-1373,

Rua: Godofredo Raymundo, 1.747
Fone: (54) 3282.1373
E-mail: sequoias@sequoias.com.br
Site: http://www.sequoias.com.br/

Alpen Park


O Alpen Park está situado a três quilômetros, ou cinco minutos, da Catedral de Pedra em Canela. São 60.000 m² de área verde que proporcionam ao visitante um visual inesquecível.

Tendo seu funcionamento desde 2003 com o equipamento importado da Alemanha, o Alpine Coaster o parque iniciou seu desenvolvimento. O brinquedo âncora que é classificado como uma montanha russa, mas denominado trenó, uma vez que substitui os trenós de neve, muito utilizados na Europa. Nele o visitante possui em suas mãos o total controle da velocidade. Atualmente são sessenta toneladas de equipamentos e 37 trenós disponíveis que geram um passeio de aproximadamente cinco minutos ao visitante.

Além do Trenó, Circuito de Tirolesas, Arvorismo, Parede de Escalada, Rappel, Quadriciclo, O Mistério da Monga, Passeio à Cavalo, Bungee Trampolim e o Alpen Motion ou Cinema 4D, que é único na América Latina, também fazem parte dessa gama de atrações.

O parque funciona de terça a domingo das 9h às 18h e durante os meses de Julho e Dezembro é aberto diariamente. Importante ressaltar que em dias de chuva a diversão é garantida em nossas atividades cobertas.

Não há cobrança de ingressos para o parque, são cobradas apenas as atividades de sua escolha. As atividades são para todas as idades, basta gostar de aventura, emoção e momentos inesquecíveis.

Rua: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901
Fone: (54) 3282.9752
E-mail: contato@alpenpark.com.br
Site: http://www.alpenpark.com.br/

O Mistério da Monga


A atração é dividida em duas partes: Primeiro você assiste um filme que conta a história de Julia, uma bióloga especialista na evolução das espécies, que arrisca sua vida numa expedição à África. A jovem tem como objetivo encontrar uma rara espécie animal que poderá mudar o rumo da evolução humana. Após o filme, todos são convidados para assistir uma experiência com atores ao vivo, efeitos especiais e muita diversão. Vale a pena conhecer esta incrível história e descobrir O Mistério da Monga!

Rua: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901
Fone: (54) 3282.1378
E-mail: carolina@indianamystery.com.br
Site: http://www.alpenpark.com.br/

Alpen Motion
Localizado no Alpen Park, o Alpen Motion ou Cinema 4D, que único na América Latina. Uma mistura de técnologias de continentes diferentes levam o visitante a uma aventura inesquecível no mundo das 4 dimensões. Interatividade total e emoção que se sente na pele é o que ele proporciona.

Atualmente o Cine 4D conta com dois filmes em cartaz, são eles: A Ilha Perdida e A Origem da Vida. Ambos são apresentados em sessões de 20 em 20 min durante o horário de funcionamento do Alpen Park, de terça a domingo, das 9h as 18h e diariamente nos meses de Julho e Dezembro.

Aproveite para passar momentos incríveis no Melhor Complexo de Aventura e Entretenimento da Serra Gaúcha, o Alpen Park, e desfrute desta inesquecível atração.

Rua: Rodovia Arnaldo Oppitz, 901
Fone: (54) 3282.9878
E-mail: contato@alpenpark.com.br
Site: http://www.alpenpark.com.br/

Parque da Cachoeira
Parque ecológico com cachoeiras, hotel cabanas, piscinas naturais, camping, vista panorâmica, piqueniques, trilhas para caminhadas, pescarias e esportes de aventura. Próximo a 18 km do centro de Canela/RS

Rua: RS 476 km 10, 388
Fone: (54) 3504.1446
E-mail: parque@via-rs.net
Site: http://www.parquedacachoeira.com.br/

Parque da Ferradura

Aqui você encontra animais como quati, macaco-prego, bugio-ruivo, serelepe, cutia, gambá, mão-pelada, veado-mateiro, graxaim e muitos roedores. E também grande variedade de aves de extrema beleza e raridade.

Muitos deles possuem um contato próximo com os seres humanos, como é o caso, principalmente, dos quatis, e em geral você pode observá-los de perto na área principal do Vale da Ferradura, mesmo sem fazer as trilhas. Consulte os horários mais favoráveis.

Os quatis, em grande quantidade no Vale da ferradura, são mamíferos que se alimentam de minhocas, insetos e frutas, apreciando também ovos, legumes e especialmente lagartos. Dormem no alto das árvores, enrolados como uma bola, e não descem antes do amanhecer. Seu órgão mais sensível com certeza é seu nariz, que é móvel e muito alongado. Possui dentes e garras fortes.

O parque Vale da Ferradura está localizado ao norte do município de Canela RS, na região correspondente às coordenadas 29°16' S - 50°50' W, compreendendo um total de aproximadamente 200 ha, com altitudes que variam de 400 m a 750 m.

Fica no Planalto das Araucárias, popularmente designado como "Serra Gaúcha". Os elementos que compõem a sua flora são típicos da Floresta Ombrófila Mista Montana e da Floresta Estacional Semidecidual Montana, com áreas de transição entre as mesmas e com diversos estágios de sucessão.

A área do parque faz parte da bacia hidrográfica do rio Caí. Nesta bacia, existem 11 Unidades de Conservação municipais e/ou particulares, duas estaduais - Parque Estadual do Delta do Jacuí e Parque Estadual do Caracol - e uma federal - Floresta Nacional de Canela.

O clima da região é superúmido, com as curvas ombrométricas das estações meteorológicas sempre positivas. Há ocorrência de três ou mais meses com temperaturas médias compensadas mensais abaixo de 15°C, que ocasionam a chamada seca fisiológica das plantas tropicais, criadora da estacionalidade.

O Vale da Ferradura possui variados micro-habitats, com áreas mais expostas a incidência solar, aos ventos e sujeitas a interferência humana, bem como áreas totalmente protegidas, sombreadas, úmidas e sujeitas a inundações periódicas. A preservação destes remanescentes aliada à atividade de educação ambiental ao mesmo tempo que ao ócio, como forma de lazer recreativo, é extremamente importante.

O parque é cortado por quatro trilhas, que apresentam características peculiares: trilha do Rio Caí, trilha do Pórtico, trilha das Cutias e trilha das Pinguelas.

Rua: RS 466, KM 06
Fone: (54) 3278.9000
E-mail: ricardo.silva@valedaferradura.com.br
Site: http://www.valedaferradura.com.br/

Parque Fazenda da Serra
O Parque Fazenda da Serra, com seus quatro milhões de metros quadrados, situado na região das Hortênsias tem a oferecer mais do que um simples cenário para não se esquecer.

São varias paisagens, uma para cada época do ano. No verão pode-se observar o cantarolar dos pássaros em meio a imensidão verde dos campos de cima da serra.

O outono recebe o verde fustigado pelo sol do verão, e trata de emprestar outro colorido e viço as plantas do frio.

Quando chega o inverno os campos se cobrem de uma branca geada que faz tilintar os passos na relva.

Quando chega a primavera é um festival de cores, com tons e sobre tons de estontear. Uma pétala de flor aqui outra ali a exalar aromas das mais inusitadas fragrâncias.

O amanhecer é um espetáculo particularmente lindo a qualquer época, e o pôr do sol colore o céu de forma encantadora.

Rua: RS 476, 820
Fone: (54) 3282.1824
E-mail: site@parquefazendadaserra.tur.br
Site: http://www.parquefazendadaserra.tur.br/

Estação verde
Parque Estação Verde Passeios a Cavalo e charrete, trilhas ecológicas, mini bichos e uma tirolesa de meio quilometro e um excelente restaurante com comida tipica da região.

Rua: Rodovia Arnaldo Oppitz, 600
Fone: (54) 3278.1104

Fazenda Passo Alegre
Passeios a cavalo na linda fazenda!
Fone: (54) 3504.1800
E-mail: passoalegre@zipmail.com.br
Site: http://www.cavalgadapassoalegre.com.br/

Mirante do Farol
Tem cerveja artezanal e uma linda vista da cidade!
Rua: Severino Inocente Zini
Fone: (54) 3282.7007
E-mail: farol@cervejariadofarol.com.br
Site: http://www.cervejariafarol.com.br/

Vinicola Jolimont
Rua: Estrada Morro Calçado
Fone: (54) 3282.1232
Site: http://www.vinhosjolimont.com.br/

Onde Ficar

Pousada di Bergamo
Rua: Pedro Luis de Oliveira, 50
Fone: (54) 3282.6696
E-mail: dibergamo@uol.com.br
Site: http://www.pousadadibergamo.com.br

Hotel pousada do Bosque
Rua: R. José Pedro Piva, 833
Fone: (54) 3282.2522
E-mail: hotel@pousadadobosque.com.br
Site: http://www.pousadadobosque.com.br/

Estalagem Vila Suzana
Rua: Tenente Manoel Correa, 1.100
Fone: (54) 3282.8787
E-mail: estalagem@vilasuzana.com.br
Site: http://www.vilasuzana.com.br/

Pousada Aldeia dos Sonhos
Rua: Santa Terezinha, 334
Fone: (54) 3282.0000
E-mail: aldeiadossonhos@pdh.com.br
Site: http://www.pousadaaldeiadossonhos.com.br/

Spa relaxante Don Ramon
Rua: José Pedro Piva, 745
Fone: (54) 3282.3306
E-mail: donramon@terra.com.br
Site: http://www.donramon.com.br/

Hospedaria Porvençal
Rua: Theobaldo Fleck, 461
Fone: (54) 3282.6929
E-mail: hospedariaprovencal@terra.com.br
Site: http://www.hospedariaprovencal.com.br/

Pousada Canela
Rua: Ernesto Dorneles, 333
Fone: (54) 3282.8410
E-mail: pousadacanela@hotmail.com
Site: http://www.pousadacanela.com.br/

Pousada Encantos da Terra
Rua: Rua Tenente Manoel Correa, 282
Fone: (54) 3282.2080
E-mail: encantosdaterra@pousadaencantosdaterra.com.br
Site: http://www.pousadaencantosdaterra.com.br/

Pousada Blumenberg
Rua: Borges de Medeiros, 499
Fone: (54) 3282.2939
E-mail: blumenberg@hotelblumenberg.com.br
Site: http://www.hotelblumenberg.com.br/

Pousada das Sequóias
Rua: No Parque das Sequóias - Rua Godofredo Raymundo, 1.747
Fone: (54) 3282.1373
E-mail: sequoias@sequoias.com.br
Site: http://www.sequoias.com.br/

Pousada das Araucárias
Rua: Borges de Medeiros, 771
Fone: (54) 3282.7282
E-mail: andresoco@terra.com.br
Site: http://www.pousadadasaraucariasrs.com.br/

Pousada Pinhão & Poesia
Rua: Cel. Theobaldo Fleck, 697
Fone: (54) 3282.2609
E-mail: reservas@pinhaoepoesia.com.br
Site: http://www.pinhaoepoesia.com.br/

Hotel Continental Canela
Rua: Rua José Pedro Piva, 220
Fone: (54) 3282.5600
E-mail: reservas@hotelcontinentalcanela.com.br
Site: http://www.hotelcontinentalcanela.com.br/

Cabanas Parque da Cachoeira
Rua: RS 476 km 10, 388
Fone: (54) 3504.1446
E-mail: parque@via-rs.net
Site: http://www.parquedacachoeira.com.br/

Hotel Pousada Quinta dos Marques
Rua: Gravataí, 200
Fone: (54) 3282.9812
E-mail: quintadosmarques@via-rs.net
Site: http://www.quintadosmarques.com.br/

Pousada Floresta Negra
Rua: Rui Barbosa, 233
Fone: (54) 3282.3872
E-mail: contato@pousadaflorestanegra.com.br
Site: http://www.pousadaflorestanegra.com.br/

Pousada katedral
Rua: Av. Visconde de Mauá, 857
Fone: (54) 3282.6703
E-mail: pousadakatedral@uol.com.br

Pousada Villa Favorita
Rua: Olimpio Trombini, 44
Fone: (54) 3282.2940
E-mail: pousadavillafiorita@uol.com.br
Site: http://www.villafiorita.com.br/

Pousada do Viajante
Rua: Ernesto Urbani, 132
Fone: (54) 3282.2017
E-mail: contato@pousadadoviajante.com.br
Site: http://www.pousadadoviajante.com.br/

Pousada Villa Vecchia
Rua: Melvin Jones, 137
Fone: (54)3282 4220 e (54)3282 4220
E-mail: pousadavillavecchia@hotmail.com

Hotel Pousada Alto da Serra
Rua: Rua Borges de Medeiros, 999
Fone: (54) 3282.2133
E-mail: altodaserra@via-rs.net
Site: http://www.pousadaaltodaserra.com.br/

Pousada Caliandra da Serra
Rua: R. Antonio Oppitz Filho, 130
Fone: (54) 3282.1558
E-mail: caliandrahotel@yahoo.com
Site: http://www.pousadacaliandra.com.br/

Klein Ville Hotel Canela
Rua: Melvin Jones, 443
Fone: (54) 3282.5100
E-mail: reservas@kleinvillehoteis.com.br
Site: http://www.kleinvillehoteis.com.br/

Hotel Laje de Pedra
Rua: Rua das Flores, 222
Fone: (54) 3278.9000
E-mail: concierge@lajedepedra.com.br
Site: http://www.lajedepedra.com.br/

Hotel Pequenino
Rua: RS 235, 417
Fone: (54) 3282.2719
E-mail: hotelpequenino@hotelpequenino.com.br
Site: http://www.hotelpequenino.com.br/

Pousada Veredas
Rua: Av. Júlio de Castilhos, 399
Fone: (54) 3278.2178
E-mail: pousadaveredascanela@hotmail.com
Site: http://www.pousadaveredas.com.br/

Vila Suzana Parque Hotel
Rua: Rua Cel. Theobaldo Fleck, 15
Fone: (54) 3282 2020 e (54) 3282 2020
E-mail: reservas@hotelvilasuzana.com.br
Site: http://www.hotelvilasuzana.com.br/

Estalagem Alineville
Rua: José Pedro Piva, 814
Fone: (54) 3282.2039
E-mail: contato@alineville.com.br
Site: http://www.alineville.com.br/

Pousada Volta ao Mundo
Rua: Theobaldo Fleck, 505
Fone: (54) 3282.3865
E-mail: voltaaomundo@via-rs.net
Site: http://www.pousadavoltaaomundo.com.br/

Cabanas do Sesi
Rua: Francisco Bertoluci, 504
Fone: (54) 3282.1311
E-mail: parquedosesi@sesirs.org.br

Hotel Fazenda Pampas da Serra
Rua: Av. Don Luiz Guanella, 1561
Fone: (54) 3278-0030 e (54) 3278-0030
E-mail: hotelfazenda@pampasdaserra.com.br
Site: http://www.pampasdaserra.com.br/

Hotel Caracol
Rua: Ernani Kroeff Fleck (Estrada Gramado/Canela), 471
Fone: (54) 3282.1226
E-mail: hotelcaracol@hotelcaracol.com.br
Site: http://www.hotelcaracol.com.br/

La Vie em Rose Pousada
Rua: Coronel Theobaldo Fleck, 145
Fone: (54) 3282.7899
E-mail: pousada@pousadalavieenrose.com.br
Site: http://www.pousadalavieenrose.com.br/

Grande Hotel Canela
Rua: Getúlio Vargas, 300
Fone: (54) 3282.1285
E-mail: grandehotel@grandehotel.com.br
Site: http://www.grandehotel.com.br/

Pousada Jardim Azul
Rua: Atilio Zugno, 255
Fone: (54) 3282.425
E-mail: contato@pousadajardimazul.com.br
Site: http://www.pousadajardimazul.com.br/

Pousada do Sonho
Rua: Atíllio Zugno, 307
Fone: (54) 3282.2669
E-mail: pousadadosonho@pousadadosonho.com.br
Site: http://www.pousadadosonho.com.br/

Vila Suzana Parque Hotel
Rua: Rua Cel. Theobaldo Fleck, 15
Fone: (54) 3282 2020
E-mail: reservas@hotelvilasuzana.com.br
Site: http://www.hotelvilasuzana.com.br/

Hotel Fazenda Pampas da Serra
Rua: Av. Don Luiz Guanella, 1561
Fone: (54) 3278-0030
E-mail: hotelfazenda@pampasdaserra.com.br
Site: http://www.pampasdaserra.com.br/

Onde Comer

Churrascaria Espenho Gaucho
Rua: Av. Danton Corrêa, 50
Fone: (54) 3282.4348
Site: http://www.espelhogaucho.com.br/

Churrascaria Garfo e Bombacha
Rua: RS 466 - Estrada do Caracol
Fone: (54) 3278.3077
E-mail: garfoebombacha@pdh.com.br
Site: http://www.garfoebombacha.com.br/

Pizz@.Com
Rua: Av. Osvaldo Aranha
Fone: (54) 3282.6695
E-mail: pizzapontocom@hotmail.com
Site: http://www.pizzariapizza.com/

Restaurante Sabor e Flor
Rua: RS 466 - Parque do Caracol
Fone: (54) 3278.3039
E-mail: restsaboreflor@pdh.com.br

Restaurante Tucano
Rua: Osvaldo Aranha
Fone: (54) 3282.2678
E-mail: tucanoserra@gmail.com
Site: http://www.restaurantetucano.com.br/

Cervejaria do Farol
Rua: Severino Inocente Zini
Fone: (54) 3282.7007
E-mail: farol@cervejariafarol.com.br
Site: http://www.cervejariafarol.com.br/

Olimpia Restaurante
Rua: Av. Osvaldo Aranha
Fone: (54) 3282.3888
E-mail: olimpiarestaurante@hotmail.com

Churrascaria Canela em Brasa
Rua: Borges de Medeiros
Fone: (54) 3278.1133
E-mail: contato@canelaembrasa
Site: http://www.canelaembrasa.com.br/

Pasteleiro
Rua: Osvaldo Aranha
Fone: (54) 3282.6440
E-mail: pasteleiro@pdh.com.br
Site: http://www.pasteleiro.com.br/

Tempero e Sabor Serrano
Rua: Martinho Lutero
Fone: (54) 3282.6602
E-mail: taylorsidnei@terra.com.br

Pizzaria Toca da Bruxa
Rua: Praca da Matriz
Fone: (54) 3282.9750
E-mail: administrativo@tocadabruxa.com.br
Site: http://www.tocadabruxa.com.br/

Gramado Café Colonial
Rua: Ernani Kroeff Fleck - Estrada Canela-Gramado
Fone: (54) 3282.2317
E-mail: contato@gramadocafecolonial.com.br
Site: http://www.gramadocafecolonial.com.br/

Galeteria Nanoma
Rua: José Luís Corrêa Pinto
Fone: (54) 3282.1203
E-mail: galeteriananoma@hotmail.com

Dalla Ristorante e Pizzeria
Rua: Osvaldo Aranha
Fone: (54) 3282.3688

Ristorante Rosin
Rua: Borges de Medeiros
Fone: (54) 3278.1284
E-mail: ristoranterosin@yahoo.com.br

Casa da Serra
Rua: Avenida Osvaldo Aranha
Fone: (54) 3282.3999
E-mail: restaurantecasadaserra@hotmail.com

Bifão
Avenida Oswaldo Aranha, 301
Fone: (54) 3282-9156

Onde Comprar

Malhas Irma
Rua: Av. Osvaldo Aranha, 236
Fone: (54) 3282.1499
E-mail: malhasirma@serragaucha.com.br

Camarim Boutique
Rua: Av. Osvaldo Aranha, 330
Fone: (54) 3278.0031
E-mail: camarinboutique@hotmail.com

Fármacia Líder
Rua: Av. Julio de Castilhos, 263
Fone: (54) 3282.1738
E-mail: canela@farmacialider.com.br

Bella Photo Estudio Fotografico a moda antiga
Rua: Av. Dom Guanella, 1.177
Fone: (54) 3282.4029
E-mail: bellaphotocanela@terra.com.br

Mãos do mundo
Rua: Praça da Matriz, 11
Fone: (54) 3282.2321
E-mail: info@maosdomundo.com.br
Site: http://www.maosdomundo.com.br/

Flâmmi Mundo da Vela
Rua: Julio Fulvio Schimtt, 90
Fone: (54) 3282.7592
E-mail: flammi@mundodavela.com.br
Site: http://www.mundodavela.com.br/

Feito a dois
Rua: Av. Dom Luiz Guanella, 925
Fone: (54) 3278.1765
E-mail: feitoadois@brturbo.com.br
Site: http://www.feitoadois.com.br/

Casa do artesão
Rua: Largo da Fama, 227
Fone: (54) 3282.0940
E-mail: casadoartesaocanela@gmail.com

Oficina da Arte
Rua: Dom Luiz Guanella, 139
Fone: (54) 3278.0188

Piva Magazine
Rua: Julio de Castilhos, 208
Fone: (54) 3282.2122
E-mail: contato@pivamagazine.com.br
Site: http://www.pivamagazine.com.br/

Caracol Chocolates
Rua: Osvaldo Aranha, 161
Fone: (54) 3282.0972
E-mail: caracolchocolates@caracolchocolates.com.br
Site: http://www.caracolchocolates.com.br/

Lã Pião Malhas
Rua: Dom Luiz Guanela, 1.201
Fone: (54) 3282.2333

Loja Dossin
Rua: JULIO DE CASTILHOS, 46
Fone: (54) 3282.2542
E-mail: loja@lojadossin.com.br

Tearte Malhas
Rua: Av. Osvaldo Aranha, 188
Fone: (54) 3278.1123
E-mail: tearte@via-rs.net

Oxygen
Rua: Osvaldo Aranha, 209.233
Fone: (54) 3278.0230
E-mail: contato@oxygensports.com.br
Site: http://www.oxygensports.com.br/

Feito por nós
Av. Oswaldo Aranha, 273
Fone: (54) 3282.9157

Minhas dicas: Nunca dormi em Canela, então não sei muito sobre os hotéis e/ou pousadas da cidade. Um restaurante que gosto é o Olimpia (tem a quilo), gosto da malhas Irma, ir na igreja de pedra (acho mais bonita que a de Gramado!), ir no Castelinho, a cascata do Caracol.. Uma coisa que acho que falta nas duas cidades é maior desenvolvimento em relação ao turismo. Estaciomento é precário, táxis nas nas duas cidades (Gramado e Canela) é lamentável - tente conseguir um táxi na noite de ano novo ou em congressos para sair de um determinado ponto a outro - é melhor desistir você chega bem mais rápido caminhando, turistas do mercosul provavelmente não encontrarão uma casa de cambio.. deve ter outros "problemas" e dicas que não me recordo agora, atualizo em breve!


Fonte: canela turismo, prefeitura de Canela e canela.onde.ir

0 comentários:

Deixe seu comentário: