26 de nov de 2009

Arrumando as malas



1. Coloque as meias dentro dos sapatos para economizar espaço. Cada par de sapatos deve ser colocado em um saco de flanela ou de plástico.

2. A segunda camada deve ser de calças e saias, o menos dobradas possível. Nos cantos e pequenos buracos, coloque roupas e acessórios miúdos, como peças íntimas e cintos. As roupas devem formar camadas uniformes para deixar as superfícies retas, preparadas para receber o que não pode amassar.

3. Por último, coloque as camisas e os vestidos. As camisas devem ficar dobradas. Coloque-as de forma que uma gola não fique em cima da outra. Gravatas devem ser dobradas apenas uma vez e colocadas na diagonal dentro da mala.

4. Quanto ao tipo de roupa, dê preferência às calças, casacos, bermudas e saias que combinem entre si. Use cores sóbrias para as peças básicas, deixando as cores vivas para os acessórios como gravatas, camisetas, lenços, que ocupam pouco espaço na mala e ajudam a mudar a cara da roupa. Aprenda isso: quando mais você viajar, menor será a sua mala.

5. Peças delicadas (jóias, óculos, chapéus e perfumes) devem ser colocadas em estojos ou caixas específicas para evitar que se quebrem. Sempre que possível é melhor que fiquem numa bolsa de mão.

6. Não esqueça de levar seus medicamentos de uso pessoal e as respectivas receitas médicas. Consulte seu médico para levar medicamentos, como aspirina, medicamentos para dor, estes medicamentos que temos acesso livre no Brasil. Em muitos países, você precisará consultar um médico antes de comprar qualquer medicamento.

Leve com você
Roupas em tons de preto, cinza, marrom, cáqui e branco, tons fáceis de combinar.

Peças leves e coloridas para renovar o visual, como coletes, camisetas, lenços, cintos e gravatas.

Xampus, cremes e perfumes em frascos pequenos.

Se estiver viajando com mais alguém, misture peças da outra pessoas com as suas e vice-versa. Assim, se uma mala sumir, nenhum dos dois ficara sem ter o que usar.

Um par de sapatos confortável ou tênis para caminhadas.

Leve seu óculos reserva como precaução.

Deixe em casa

O segundo casaco
Por mais frio que esteja, você só conseguirá usar um de cada vez.

O terceiro par de sapatos
Um par esportivo e um social, em cores básicas, são suficientes.

Roupas extravagantes
Esqueça as que só combinem com elas mesmas.

O segundo terno
A menos que você tenha vários compromissos profissionais.

Ferro de passar
Caso o hotel não tenha, coloque a roupa em um cabide dentro do banheiro, na hora do banho. O vapor do chuveiro ajuda a desamassar a roupa.

Livros e guias muito pesados
Leve só o que for precisar.

A escolha das roupas, é claro, demanda atenção especial. Antes de jogar tudo dentro da mala, é preciso combinar as cores das peças. Tente organizar o maior número de combinações possível entre as roupas escolhidas. Algumas camisas, calças, shorts e saias de cores neutras são fundamentais. Quem não programa o que levar acaba levando roupas que nem sairão da mala, outras que vão fazer muita falta, sapatos desconfortáveis e tralhas que só servem para levar o viajante a pagar excesso de bagagem. Dois dias antes de sua viagem, decida o que você vai vestir cada dia e noite. Analise a necessidade de ter mais opções do que vestir contra o incômodo de carregar uma bagagem pesando 50 kg. Agora sua mala está pronta para qualquer coisa!

A escolha das malas
1. Uma mala principal: o tamanho ideal para sua viagem seja um fim de semana ou um período máximo de duas semana (uma mala para viajar 15 dias é exatamente a mesma usada para uma viagem de dois meses, supondo que seja possível lavar as roupas).

2. Uma bolsa de mão: contendo o nescessário para passar uma noite fora, caso sua bagagem se extravie, precise mudar o roteiro ou descançar no meio do caminho, e não esqueça de verifacar o tamanho e peso da bagagem de mão - consulte a companhia aérea;

3. Uma frasqueira/Nécessaire que pode ser guardada dentro da bolsa de mão, caso seja preciso ou coloque dentro da mala já que não é permitido a entrada na aeronave de liquídos (Os itens a seguir podem ser transportados na bagagem de mão somente se estiverem em um recipiente de no máximo 100 ml; e transportados em uma bolsa plástica transparente com fecho, os itens são artigos de higiene pessoal, cremes, loções e demais líquidos e geis)

4. Uma bolsa (para mulheres) ou pasta ou mochila (para homens) para colocar dentro de sua mala e utilização em seu destino.

Formato da Mala:
Grande: transporta 20kg, o limite permitido pelas empresas aéreas.

Retangular: acomoda bem trench coats e tailleurs.

Revestimento rígido: é indicada para carregar objetos frágeis.

As sacolas: são resistentea à água e lama (ideal para o campo). Por serem estreitas, são melhores para viagens de ônibus ou viagens rápidas nos fins de semana.


Fonte: Blog chega de bagunça, www.agenciaar.com.br ,American Airlines e Viaje numa boa, acessados em novembro de 2009

3 comentários:

Anônimo

Olá, gostaria de saber, se é possível viajar com uma bolsa feminina e uma mala pequena de cabine uma mulher? Ou se é só a mala que eu posso levar?

Julia

Super legal esse post, as dicas são ótimas!
O portal Organize sua Vida , também tem ótimas dicas, esse SpaceBag é sensacional, pois você consegue diminuir a volume das roupas e ganhar espaço na mala.. vale a pena dar uma olhadinha no site!
http://www.organizesuavida.com.br/portal2010/materias/ver/335/10-dicas-de-como-organizar-a-mala-de-viagens-

Cristina

Muito legais estas dicas! também montei um vídeo sobre como montar uma mala compacta para uma viagem de 10 dias para Europa. Podem ajudar seus passageiros também:
http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI

Deixe seu comentário: